Decorreu no passado sábado, dia 4 de março no auditório da Biblioteca Publica Municipal, um encontro inédito no seio do movimento associativo mariense, o Fórum do “Associativismo Mariense”, organizado pela Junta de Freguesia de São Pedro contando também com o contributo da sociedade civil. Tal evento derivou da consciência atual das dificuldades que enfrentam estes organismos.
Conseguiu reunir as quase quatro dezenas de associações marienses que estão no ativo, existindo ainda mais legalmente formadas, mas atualmente sem atividade.
Foram debatidos e analisados um grande diversidade de temas relacionados com este movimento das comunidades, que na realidade mariense, promove quase centena e meia de postos de trabalhos fixos para além de outros de forma não assídua. Sendo desde logo uma das grandes analises, pois tem um grande impacto na economia mariense, para além dos vencimentos dos trabalhadores muitas outras virtudes são promovidas pelo movimento associativo. Foram dadas importantes dicas na área jurídica das associações, as constantes exigências contabilísticas que as atuais associações estão sujeitas, a Pro atividade dos associados e as dinâmicas associativas foram outras temáticas abordadas.
P.R.