Aventura a bordo do Veleiro Português “Creoula”

É esta a experiência que a jovem mariense Maria Inês Travassos Cabral de 16 anos, terá na sua agenda entre os dias 3 e 8 de Julho. Para esta jovem estudante que com apoio imprescindível dos pais, ambos oriundos de famílias com origem em actividades relacionadas com o mar, algo que tal descendência desde logo a motivou para esta aventura que inicialmente era somente um pequeno anseio sem grande relevo, mas que depois com apoio dos pais se tornou um objectivo a cumprir no verão de 2017, levando assim a que esta aluna do 11ºano da Ilha de Santa Maria queira experimentar algo diferente a bordo dum navio com grande história nas ultimas décadas em Portugal, o veleiro «Creoula» que foi construído no início de 1937, que foi um dos últimos bacalhoeiros portugueses à vela, tendo sido em 1979 adquirido com objectivos fora do âmbito piscatório e transformado em Navio de Treino de Mar (NTM) para apoio na formação de pescadores e possibilitar a vivência de jovens com o mar, estando para tal ao serviço da Marinha Portuguesa.

A viagem terá para além da actividade náutica, atracagens em Lisboa, Sesimbra, Berlengas e Figueira da Foz. Tendo também os jovens instruendos a possibilidade de nestas localidades poder usufruir de várias actividades lúdicas

Esta viagem é organizada pela APORVELA – Associação Portuguesa De Treino de Vela, Durante o tempo a bordo, participamos em todas as actividades que tornam possível a navegação do barco. Desde a ajuda nos trabalhos em manutenção, subir ao mastro, ajudar a içar as velas, assumir o comando do leme, cozinhar, limpezas, entre outras não menos importantes. A tripulação é organizada por turnos, chamados de “quartos”, os turnos têm a duração de 4h. O maior objectivo promover a ligação das pessoas ao mar, mantendo viva a tradição deste nosso património marítimo.

A jovem mariense, sendo usualmente uma aventureira no seu dia-a-dia, leva alguma expectativa para esta actividade em mar aberto, nomeadamente a sua integração nas actividades de bordo, o trabalho em equipa.

 Fotos DR  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
WordPress SEO fine-tune by Meta SEO Pack from Poradnik Webmastera